ARSEG e ASAN organizam Workshop sobre a “Carta Amarela”
A ARSEG – Associação de Regulação e Supervisão de Seguros e a ASAN – Associação das Seguradoras de Angola organizaram...

A ARSEG – Associação de Regulação e Supervisão de Seguros e a ASAN – Associação das Seguradoras de Angola organizaram no dia 19 de Maio, em Luanda, nas instalações do Hotel Trópico um Workshop que abordou a temática “Carta Amarela”, também conhecida por “Yellow Card”, bem como os mecanismos de funcionamento e implementação em Angola e a Experiência dos Países Membros da COMESA - Mercado Comum da África Oriental e Austral.

O evento visou esclarecer a importância da Carta Amarela como mecanismo de integração regional e a harmonização territorial no âmbito da extensão do Seguro de Responsabilidade Civil Automóvel para os países transfronteiriços. Na sessão de abertura, o Administrador Executivo da ARSEG, Dr. Manuel Moreira, disse que com o actual nível de circulação de veículos que cruzam as fronteiras do país, já se justifica uma reflexão profunda do Estado sobre a adesão de Angola à carta amarela.

A Experiência da Implementação da Carta Amarela na República Democrática do Congo – Panorama do Tráfego Rodoviário entre Angola e RDC, foi igualmente abordada pelos presentes.

O evento, que contou com a abertura por parte da ARSEG do Dr. Manuel Moreira, contou com ilustres figuras da ARSEG, ASAN – Dr. Manuel Gonçalves, Executivo Angolano, Polícia Nacional, Seguradoras a operarem em Angola, convidados estrangeiros - Dr. Berhane Giday e Dr. Debebe Tamene - COMESA, Mediadores de Seguros, Direcção Nacional de Viação e Trânsito, SADC, os Ministérios do Transporte, Interior e Finanças, entre outros, que abordaram e clarificaram a assembleia sobre a temática “Carta Amarela”.

O Encerramento do Evento foi efectuado pelo Presidente da ASAN, Dr. Manuel Gonçalves, que aproveitou o momento para se referir à responsabilidade da ASAN relativamente à gestão da Carta Amarela e à necessidade de preparação de todas as Seguradoras para esse efeito.

23-05-2016
Fonte: ENSA