A ENSA

 

 

Fundada a 18 de Fevereiro de 1978, iniciou a sua actividade a 15 de Abril do mesmo ano, com a denominação de Empresa Nacional de Seguros e Resseguros de Angola sob forma jurídica de U.E.E, hoje transformada em sociedade anónima.

 

Desde então, a ENSA vem acompanhando o desenvolvimento económico e social de Angola, modernizando e multiplicando os seus serviços, expandindo, para o efeito, a sua rede para 30  agências distribuídas por todo território angolano.

 

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 Visão

 

  

Ser reconhecidos pela excelência, qualidade e rigor no tratamento dos nossos Clientes, e pelo cumprimento de nossas Responsabilidades Sociais.


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 Valores

 

 

A ENSA prossegue valores simultaneamente de sentido humano, social e empresarial. Os colaboradores da Companhia seguem um código de conduta fundado nos seguintes valores:

   • Humano: Respeito, Integridade, Lealdade, Discrição, Receptividade, Ambição e Dedicação; 

   • Social: Ética, Responsabilidade, Solidariedade e Desenvolvimento da cultura e das artes;

   • Empresarial: Rigor, Competência, Profissionalismo, Eficiência, Inovação e Transparência.

 

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  Missão

 

 

 

Assumir no mercado o papel de líderes, participando activamente na promoção do desenvolvimento económico-social, através de um oferta diversificada e competitiva.

 

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 A Empresa

 

 

O objecto social da ENSA é a produção e a comercialização de produtos de seguros repartidos em Ramos Vida e Não Vida. Comercializa actualmente cerca de 38 produtos.

 

Conta com 700 colaboradores, sendo que cerca de 60% são homens e 40% mulheres. Aos seus funcionários proporciona formação técnica e profissional que, acrescida à formação académica, os torna competentes para alcançar os resultados propostos. A excelente relação existente entre os funcionários e as condições sociais oferecidas pela empresa constituem um cartão de visita para o País.

 

Possui uma vasta carteira de clientes que abarca as principais instituições públicas e privadas, incluindo empresas dos ramos industrial, comercial e de serviços, designadamente dos sectores petrolífero, mineiro, construção, transportes (aéreo, marítimo e terrestres), telecomunicações, hotelaria e turismo e distribuição comercial.

 

Como todas as grandes empresas de Seguros, enfrentou igualmente importantes sinistros assumindo as respectivas indemnizações.

 

Em toda sua história, a ENSA conseguiu sempre conciliar o ritmo acelerado de crescimento com os níveis de rentabilidade e produtividade.


Actualmente, está presente em todo o território Angolano, levando os seus produtos a toda a população e satisfazendo as suas necessidades em escala nacional.

 

   

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  Responsabilidade Social

 

 

Como empresa pública, consideramos como sendo um dever a associação do espírito de negócio à Responsabilidade Social necessária para o crescimento harmonioso do país e para a concretização dos planos para ele traçados. Por isso, damos o nosso contributo a causas nobres que já caracterizam a marca ENSA e que são prova do nosso compromisso.

 
De entre as acções mais recentes destacamos:

 
    • No desporto... (seguradora oficial da selecção nacional: no Mundial de Futebol, nos Jogos Olímpicos, no CAN de Andebol, no Campeonato Africano das Nações e no Afrobasket; clube desportivo VISA)
 

    • Na arte... (o ENSARTE, o 1º Pavilhão Africano da Bienal de Veneza, ciclo de palestras, catálogos de    artistas)
 

     • Na cultura... (Miss Huíla, Raid TT Kwanza Sul, ENSA-Literatura)
 

   

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 Enquadramento histórico

 

 

1976 – Reorganização do mercado segurador Angolano e do mercado segurador deu-se com a criação da ENSA em 1978, que veio preencher o vazio deixado pelas companhias que operavam em Angola, antes da independência.

 

 1978 – Inicio de actividade da ENSA

A ENSA, Empresa Nacional de Seguros de Angola, é fundada a 1 de Fevereiro de 1978, tendo iniciado a actividade no dia 15 do mês de Abril.

 

1992 – Alteração dos estatutos da empresa

Alteração dos estatutos da empresa como consequência das reformas em curso na administração publica e a promulgação da Lei Geral da Actividade Seguradora.

A ENSA tem acompanhado a evolução de Angola, tendo iniciado nos últimos anos um processo de reestruturação e modernização.

 

2000 – Liberalização do mercado segurador

O Governo de Angola promulga a liberalização do mercado segurador, permitindo o acesso de outras empresas à actividade.

 

2002 – Lançamento do PRR

O Governo lança o Plano de Restruturação e Relançamento (PRR) que visa operar uma transformação da empresa e a definição da estratégia para o mercado liberalizado.

 

2003 – Criação do Grupo ENSA

Criação do Grupo ENSA, EP holding que visa agregar todas as empresas do universo ENSA, entre as quais a ANGO-RE.

 

2007 – Inicio do Projecto ENSA Futuro

Projecto iniciado pela actual administração da ENSA, visa uma revisão profunda da companhia com o objectivo de a capacitar para os novos desafios.

 

A ENSA encontra-se actualmente num processo de renovação estrutural, o projecto ENSA Futuro, com o objectivo de se capacitar para um conjunto de desafios futuros. Os principais objectivos deste projecto são:

Aumentar o enfoque no cliente

Prestar um serviço de qualidade e criar relações de confiança com os nossos clientes.

Melhorar a eficiência e controlo

Melhorar os processos internos, tendo em vista a optimização de custos e dos mecanismos de controlo.

Aumentar o volume de receitas

Captar maior número de clientes e conquistar quota de mercado.

Atrair e preservar os melhores profissionais

Desenvolver politicas de recursos humanos que permitam a criação de uma equipa de excelência nos quadros da empresa.