ENSA a primeira Empresa a ser privatizada em Angola em duas modalidades
A ENSA – Seguros de Angola será a primeira Empresa a ser privatizada no País e de forma faseada, ocorrendo inicialmente por via de Concurso Limitado por Prévia Qualificação, e numa segunda fase por via de uma OPI - Oferta Pública Inicial em Mercados Regulamentados, nos termos da legislação que a enquadra.

O Presidente da República, João Lourenço, autorizou por via do despacho presidencial n.81/20, de 5 de Junho, a privatização das participações sociais da Empresa Nacional de Seguros de Angola (ENSA).

A privatização da maior Empresa de Seguros de Angola foi decidida no âmbito do Programa de Privatizações (PROPRIV) tendo em conta as necessidades do Plano de Desenvolvimento Nacional 2018-2022, que delineou um conjunto de reformas estruturais com vista a promover a estabilidade macroeconómica e o crescimento económico sustentável.

De acordo com o Decreto Presidencial, o capital social da ENSA está avaliado no equivalente em Kwanzas a 20 milhões de dólares e a alienação das participações da Empresa de quem se espera que venha a inaugurar a venda de acções na Bolsa de Dívida e Valores de Angola (BODIVA), vai decorrer em duas fases.

O referido Decreto, destaca a privatização de 195 empresas estatais até 2022. Destas, 175 serão alienadas através do sistema de concurso público, 11 por leilão em bolsa e nove através de oferta pública inicial.

A ENSA é uma das 195 Empresas que o Governo inscreveu no Programa de Privatizações. O Programa tem ainda vários processos em curso, num total de 40 activos e participações em diversos sectores, nomeadamente da indústria têxtil, de bebidas e transformadora, agro-pecuária, agro-industrial.

Direcção de Marketing e Comunicação
20/10/2020

23-10-2020