COMUNICADO DE IMPRENSA
ENSA – Seguros de Angola, S.A. manteve resultados positivos em 2021 com um crescimento sustentado da actividade e uma maior robustez do balanço

• Plano Estratégico de 2020-2022 com reflexos positivos nos resultados e rácios;
• Resultados ascendem a 9,3 mM AOA;
• Seguros de Saúde, Petroquímica, Acidentes de Trabalho e Automóvel representam 89,3% do total dos prémios brutos emitidos;
• Margem de solvência robusta.

Luanda, 13 de Abril de 2022 – A seguradora angolana ENSA apresentou hoje as contas relativas ao exercício de 2021 com um desempenho positivo na generalidade dos indicadores.
A ENSA manteve a liderança do sector segurador em Angola.
Registou-se o aumento dos prémios brutos emitidos, a redução dos sinistros e da taxa de sinistralidade, a diminuição da despesa e o aumento do activo.
Os fundos próprios atingiram 44,8 mM AOA, representando assim um crescimento de 114% nos dois últimos exercícios.
O resultado técnico do seguro directo apurado foi de 54,9 mM AOA contra 33,5 mM AOA em 2020. O resultado bruto ascendeu 9,3 mM AOA num ano marcado pela diminuição da taxa sinistralidade de 55% para 40%.

Os prémios brutos emitidos ascenderam a 97,8 mM AOA:
• O Seguro Petroquímica cresceu 12,5% comparativamente ao ano anterior;
• O Seguro de Saúde apresentou um aumento de 14,1% relativamente ao período transacto, mantendo o peso de 39% no total de prémios brutos;
• O Seguro Automóvel registou um crescimento expressivo de 36,1% face ao período homólogo;
• O Seguro Acidentes de Trabalho apresentou um crescimento menor, mas mantendo o peso de 11% na estrutura dos prémios brutos emitidos.

O volume de indemnizações cifrou-se em 39,1 mM AOA, tratando-se de uma redução de 15% face ao período homólogo que se traduz na redução relevante da taxa de sinistralidade:
• As indemnizações no Seguro de Petroquímica diminuíram 46,3% relativamente ao período transacto;
• As indemnizações no Seguro de Saúde aumentaram residualmente, passando de 57,4% para 68,2% em 2021;
• As indemnizações nos Seguros Acidentes de Trabalho e Automóvel registaram uma redução face ao período homólogo de 8,3% e 56,7%, respectivamente.

Confirmou-se assim a robustez na margem de solvência, que é agora de 160%, significantemente acima dos limites regulatórios.
Em 2021 ENSA defendeu o seu legado como seguradora histórica e líder em Angola, não obstante os desafios macroeconómicos.
Para tal, muito contribuíram os seus trabalhadores, os seus parceiros de negócio, as diversas entidades com quem interage e, fundamentalmente, a sua razão de ser: os seus Clientes.

Sobre a ENSA: Foi fundada como em 1978 absorvendo o património das seguradoras existentes no período pré-independência. Desde aí acompanhou a história do país nos seus diversos ciclos e desafios, constituindo-se uma das principais empresas da sua economia.
Dedica-se à actividade seguradora nos ramos vida e não-vida, bem como à gestão de fundos de pensões. Dispõe de 28 agências cobrindo todas as províncias do país. Tem vindo a desenvolver iniciativas comerciais inovadoras e actua proactivamente no campo da responsabilidade social. Foi iniciada a primeira fase do processo da sua privatização em 2020.

 Consulte já Resultados ENSA 2021

13-04-2022