Mensagem do Presidente do Conselho de Administração - Processo de Privatização da ENSA - Seguros de Angola
A ENSA - Seguros de Angola, SA, (ENSA) iniciou, em 2020, a implementação do Plano Estratégico 2020-2022 que visava uma reestruturação para potenciar um aumento do valor da empresa, a alteração do modelo de governance, de modo a adequá-lo às melhores práticas internacionais, a modernização dos processos e tecnologias, e o saneamento financeiro, procurando continuar a ser a primeira escolha e uma referência no mercado angolano, com uma melhor capacidade de gestão e práticas de contratação.

Como a Companhia tem comunicado nos seus relatórios anuais, este processo permitiu melhorar significativamente a qualidade dos seus activos, com impactos positivos evidentes nos seus níveis de rentabilidade, preparando melhor a ENSA para o futuro do mercado segurador e para as expectáveis exigências dos seus clientes.

Como parte deste processo, a 10 de Junho de 2021 foi lançado, por via de um Concurso Limitado por Prévia Qualificação dirigido a investidores nacionais e estrangeiros, o processo de alienação de 51% do capital da ENSA pelo Instituto de Gestão de Activos e Participações do Estado (IGAPE).

Tendo decorrido o período previsto para recepção, análise e negociação das propostas no âmbito do processo de privatização da ENSA, o Instituto de Gestão de Activos e Participações do Estado (IGAPE) decidiu dar por findo o procedimento de privatização da seguradora, por não ter recebido propostas que reflectissem o valor real da ENSA, bem como o seu potencial futuro, como claramente resulta da evolução positiva dos seus resultados.

O processo atraiu o interesse de vários investidores de referência, quer angolanos, quer do exterior, porém, o contexto económico e financeiro conturbado pelo impacto da pandemia de Covid-19 impediu o alcance dos objectivos pretendidos.

Assim, após a conclusão das várias fases previstas no procedimento, e com base nos critérios de adjudicação previstos, no cumprimento da sua missão de execução do Programa de Privatizações (PROPRIV), o IGAPE pretende promover um novo processo de privatização da seguradora, no sentido de maximizar o seu valor e reforçar a sua estratégia de crescimento, enquanto empresa de referência para a dinamização do mercado de capitais angolano.

O procedimento em perspectiva consistirá na alienação de um bloco de acções, preferencialmente por via de um procedimento em bolsa de valores, cujo processo permita abarcar parceiros da indústria, capazes de agregar valor e know-how à ENSA e pequenos subscritores, em particular os Colaboradores.

As alterações do contexto macro-económico de Angola para um novo ciclo de crescimento animam as perspectivas futuras, associadas à abertura do mercado de acções na BODIVA. Existe a convicção de que estes factores contribuirão sobremaneira para a valorização da ENSA e maximização dos resultados económicos e financeiros da privatização.

A ENSA, para além de ser líder no mercado segurador angolano, com a implementação do Plano Estratégico 2020-2022 é hoje uma empresa mais ágil, moderna e sustentável que centrou a sua actividade no desenvolvimento das melhores soluções para os seus clientes, reforçando igualmente as relações com os seus parceiros.

Posso, com orgulho, em nome do Conselho de Administração a que presido, e em meu próprio, dizer que somos uma empresa melhor preparada e estruturada para os desafios que se avizinham.

 

Mensagem do Presidente do Conselho de Administração - Processo de Privatização da ENSA - Seguros de Angola

23-06-2022