ENSA
A estrela
que protege
ENSA
A estrela
que protege
ENSA
A estrela
que protege
ENSA
A estrela
que protege
A ENSA
A ENSA – Seguros de Angola, S.A., sociedade aberta, com sede nas Loanda Towers, Rua Gamal Abdel Nasser, Torres A e B, 1.º e 3.º pisos, Ingombota, Luanda, Angola, matriculada na Conservatória do Registo Comercial de Luanda sob o n.º 994-2004, NIF 5410001095, com o capital social de AOA 12.000.000.000, Fundada a 18 de Fevereiro de 1978, a ENSA iniciou a sua actividade a 15 de Abril do mesmo ano, sob a denominação de “Empresa Nacional de Seguros e Resseguros de Angola”, com a forma jurídica de Unidade Económica Estatal (U.E.E). Actualmente, opera como Sociedade Anónima, com o seu capital social aberto e cotado na Bolsa de Dívida e Valores de Angola (BODIVA) desde Outubro de 2024.
Desde a fundação, a ENSA vem acompanhando o desenvolvimento económico e social de Angola, modernizando e multiplicando os seus serviços, expandindo, para o efeito, a sua rede para 29 agências distribuídas por todo território angolano.
-
É fundada a “Empresa Nacional de Seguros e Resseguros de Angola Unidade Económica Estatal ENSA, U.E.E.
-
É lançada a iniciativa bienal ENSA Arte, transformada em prémio em 1996.
-
É liberalizado o mercado segurador em Angola.
-
Lançamento do ENSA-Saúde, primeiro Seguro de Saúde no mercado Angolano.
-
Lançado do Plano de Reestruturação e Relançamento (PRR) que visa operar uma transformação da empresa e a definição da estratégia para o mercado liberalizado. Alterada a denominação para “ENSA – Seguros de Angola, S.A.” e transformada em sociedade anónima, com integração no sector empresarial público.
-
Liderança da Associação das Seguradoras de Angola - ASAN
-
Liderança do co-seguro no domínio da petro-química, somando-se à liderança dos domínios mineiro e aéreo que vinha mantendo. Primeira Empresa Pública com rating internacional, concedido pela Agência de Notação de Risco Standard & Poor’s (S&P) Global rating.
-
Autorizada a abertura da privatização da ENSA Despacho Presidencial n.º 81/20, de 5 de Junho.
-
Recoloca ENSA na titularidade directa do Estado – Decreto Presidencial n.º 56/21, de 2 de Março. Certificação de qualidade dos Processos de Sinistro Automóvel e Gestão de Reclamações ao abrigo da norma ISO9001.
-
A ENSA conclui com sucesso a operação de IPO, passando a estar cotada em Bolsa e apresentando uma nova designação social: ENSA – Seguros de Angola, S.A., Sociedade Aberta.
VISÃO, MISSÃO E VALORES
VISÃO
Ser a primeira escolha do mercado, com colaboradores motivados e com sustentabilidade financeira.
MISSÃO
Apoiar os clientes com soluções de protecção de risco, promovendo o valor da vida individual e empresarial, rentabilizando o valor para os accionistas, com responsabilidade social.
VALORES
Respeito, Integridade, Empatia, Responsabilidade Social, Inovação, Transparência, Ética.MENSAGEM DOS PRESIDENTES DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO E DA COMISSÃO EXECUTIVA

Helena Francisco
Presidente do Conselho de Administração

Mário Mota Lemos
Presidente da Comissão Executiva
A ENSA - Seguros de Angola, S.A. (“ENSA”) celebrou, em 2024, 46 anos de história. Foi um ano bastante importante, não apenas para a ENSA, mas também para o mercado de capitais angolano: foi concluída com sucesso a sua privatização e tornou-se uma das principais sociedades cotadas na Bolsa de Dívida e de Valores de Angola (“BODIVA”), contando, hoje, com mais de mil e duzentos novos accionistas.
A ENSA manteve-se líder do mercado segurador e de gestão de fundos de pensões de Angola, registando, no fim do exercício, prémios brutos emitidos de AOA 123,6 mil milhões e a gestão de uma carteira de activos de AOA 470,1 mil milhões, provenientes de 15 fundos de pensões sob a sua gestão.
A ENSA terminou o exercício de 2024 com uma quota estimada de mercado, verificada a Dezembro 2024, de 27%, afirmando-se como a única seguradora angolana no Top 50 das seguradoras africanas.Em 2024 apresentou um lucro líquido de AOA 8,052 mil milhões. Esse resultado foi influenciado pelos índices económico-financeiros, com impacto ao nível do resultado financeiro, na actualização das provisões técnicas e na redução do índice de sinistralidade.
Em 2024 o capital próprio cifrou-se em AOA 61,2 mil milhões, dando-se destaque a um aumento do resultado líquido de AOA 5,3 mil milhões (2023) para AOA 8,1 mil milhões (2024). O retorno de capitais próprios (“ROE”) fixou-se em 13%. E as provisões técnicas, no fim do exercício, cifraram-se em AOA 102,7 mil milhões (contra os AOA 150,9 mil milhões apurados em 2023). Os activos financeiros, que são o garante das provisões técnicas, atingiram AOA 105 mil milhões (contra os AOA 102 mil milhões em 2023). O valor pago em indemnizações cifrou-se em AOA 32 mil milhões.
Estes resultados reflectem o compromisso da ENSA na busca da eficiência administrativa e da excelência no serviço prestado aos clientes, para além de uma contínua evolução do seu modelo de actuação multirramo e multicanal, com a presença em todo o país, visando proporcionar soluções completas de protecção aos seus clientes nos seus diferentes ciclos de vida e de actividade.
A evolução do modelo comercial da ENSA proporcionou mais autonomia às áreas de negócio. Os investimentos em tecnologia e inovação, com a adopção de ferramentas e processos mais ágeis, como o lançamento do cartão de saúde digital e de quiosques de auto-atendimento, contribuíram para a conquista dos bons resultados.
Ainda durante o ano, a ENSA lançou seguros inovadores, atingiu resultados comerciais sem precedentes e investiu na qualidade de produtos e serviços, com a recertificação, ao abrigo da ISO 9001:2015, do Processo de Gestão do Produto Automóvel e Reclamações, bem como a certificação do Processo de Gestão do Produto Petroquímica.
Aos nossos investidores e novos accionistas agradecemos a confiança depositada na ENSA, na sua solidez e no seu potencial. Esta confiança motiva-nos a continuar a trabalhar com o maior comprometimento, rigor e transparência, honrando cada investimento, cada accionista.
Aos consultores e assessores do processo de privatização da ENSA agradecemos o profissionalismo e a dedicação. Com o seu conhecimento especializado, asseguraram o sucesso desta operação.
Dirigimos também um agradecimento muito especial a todos os clientes e parceiros pela sua participação construtiva no desenvolvimento da ENSA, em alguns casos ao longo de várias décadas. Regista-se, igualmente, com gratidão, a excelente cooperação institucional de vários interlocutores do sector público, incluindo ao nível regulatório, o que muito nos honra.
A todos os colaboradores da ENSA o nosso muito obrigado. Os resultados registados no ano 2024 têm origem, em grande parte, no vosso esforço, na vossa capacidade de adaptação e no vosso compromisso em fazer um bom trabalho. A vossa dedicação foi essencial para que hoje possamos celebrar. Acreditamos que, juntos, continuaremos a crescer e a fortalecer a nossa posição no mercado.
Finalmente, o Conselho de Administração da ENSA expressa o seu profundo agradecimento ao Ministério das Finanças e ao Instituto de Gestão de Activos e Participações do Estado (“IGAPE”), autoridades que velam pela sua superintendência. Sem o vosso apoio e confiança não seria possível alcançarmos os marcos históricos registados em 2024. Fica aqui renovado o nosso compromisso para procurar superá-los no exercício de 2025.
Luanda, 28 de Fevereiro de 2025